Ter um sorriso brilhante é um desejo e por vezes até uma necessidade real para muitos de nós.

Ter dentes brancos sempre foi sinónimo de boa saúde e de capacidade de cuidar de si próprio. Nos Estados Unidos, um sorriso ultra-brilhante é mesmo considerado uma prova do seu sucesso social.

Sem ir a tais extremos, podemos considerar que o sorriso continua a ser uma revelação do seu bem-estar mas é também um formidável meio de comunicação com os seus amigos, família, colegas ou colegas de trabalho.

Mas acontece que é difícil lutar contra os efeitos do passar do tempo. É natural que os seus dentes se tornem maçadores. Se é também um fumador habitual, bebedor de café, de chá ou se gosta de comer alimentos picantes, é mais provável que tenha dentes cada vez mais amarelos apesar da boa higiene oral.

A melhor maneira de remediar esta situação é decidir-se por um branqueamento dos dentes.

Iremos apresentar-lhe as principais opções disponíveis e responder à pergunta: “Como posso ter os meus dentes branqueados?

1. Branqueamento dentário no dentista

O seu especialista em cuidados dentários pode oferecer-lhe vários tipos de tratamentos de branqueamento dentário.

Aqui está uma lista dos principais tratamentos oferecidos por um cirurgião dentista:

  • branqueamento dos dentes com bandejas.
  • tratamento Icon®.
  • branqueamento interno.
  • facetas dentárias.

Qualquer que seja a solução que escolher, os seus dentes devem primeiro estar em perfeitas condições no sentido de que nenhuma cárie ou infecção seja detectada.

Mesmo antes de um tratamento de branqueamento dentário, o seu dentista fará um balanço dos seus dentes e efectuará uma escamação para remover qualquer película existente dos seus dentes.

Tendo em conta estes elementos introdutórios, vamos detalhar as principais técnicas utilizadas pelo dentista:

1.1 Branqueamento dentário com bandejas

O seu dentista irá tirar impressões dos seus dentes a fim de fazer uma moldeira feita à medida. Este tabuleiro será especialmente útil após a sua sessão de tratamento no escritório para continuar o tratamento em casa.

O dentista irá então usar um retractor dentário para ter acesso aos seus dentes e gengivas. O dentista irá aplicar protecção nas suas gengivas, membranas mucosas e pele.

Em seguida, ele procederá ao tratamento depositando gel branqueador de dentes nos seus dentes. O agente branqueador neste gel é o peróxido de hidrogénio, que também pode ser encontrado sob a forma de peróxido de carbamida.

Na União Europeia, a dosagem de géis é regulada. Os dentistas estão autorizados a usar géis com peróxido de hidrogénio a 6%, enquanto os salões de beleza e os particulares estão autorizados a usar géis com peróxido de hidrogénio a 0,1%.

Para activar os efeitos do gel, ele irá trazer uma lâmpada branqueadora de dentes perto da sua boca. Esta lâmpada irá projectar uma luz azul fria que irá acelerar o processo de branqueamento. Se ele não usar a lâmpada LED azul, ele também pode usar uma lâmpada laser.

Em qualquer caso, após uma sessão de uma hora, os resultados serão imediatos e convincentes.

No final desta sessão, o dentista irá provavelmente pedir-lhe para continuar o tratamento em “branqueamento doméstico”, ou seja, em casa. O bocal feito à medida será então muito útil. Permitir-lhe-á aplicar o gel branqueador você mesmo. Seguirá as recomendações do seu dentista relativamente à duração do tratamento até alcançar o resultado desejado de branqueamento.

1.2 O tratamento Icon®

Basicamente, este tratamento é usado para parar as cavidades incipientes. No entanto, também se revela eficaz em mascarar manchas brancas nos dentes que são causadas pelo que é conhecido como fluorose. A fluorose é um defeito na mineralização do esmalte.

Em termos concretos, o tratamento Icon® é uma técnica baseada na infiltração. Inicialmente, o ácido clorídrico é usado para abrasão ligeira dos seus dentes. Não entre em pânico, os dentistas estão habituados a este tipo de tratamento!

Então o seu especialista infiltra-se na mancha a ser removida com resina semelhante ao esmalte. Demora muito pouco tempo para a resina penetrar no esmalte poroso e ser selada, cerca de 3 minutos. Tal como no caso do gel e do branqueador de bandeja, uma lâmpada especial é colocada sobre o dente para receber a resina. Em menos de um minuto, a resina endurece. O tratamento está então completo.

O tratamento Icon® não é realmente considerado uma técnica de branqueamento dentário, mas sim um método de remoção de manchas específicas.

1.3 Branqueamento interno

Este método de branqueamento dentário não envolve a totalidade dos seus dentes, ao contrário do gel e do branqueamento dentário de bandeja.

É usado em dentes que são desvitalizados ou despovoados. Estes dentes mudam de cor muito rapidamente e tornam-se acinzentados. Os dentistas podem fornecer-lhe uma solução para esta aparência pouco atraente.

O objectivo aqui é aceder ao interior do seu dente. Mais precisamente, é necessário chegar à câmara de pasta. Para o fazer, o dentista tem de fazer um buraco no seu dente. O dentista coloca então um produto branqueador de dentes à base de peróxido de hidrogénio nesta cavidade. Você mantém este produto dentro do seu dente durante 2 a 3 semanas. No final deste tempo, o dentista irá absorver o produto branqueador. Este protocolo é repetido duas ou três vezes até que a brancura desejada do seu dente seja alcançada.

1.4 Revestimentos dentários

A última técnica de branqueamento dentário realizada no dentista é a aplicação de facetas dentárias.

Nos Estados Unidos, esta técnica é muito popular entre as celebridades, bem como entre as pessoas comuns.

É importante saber que a aplicação de folheados é um processo irreversível. Mas o incrível sorriso branco é a chave!

Uma faceta dentária é um revestimento de cerâmica fina colada ao exterior dos dentes. Existem também folheados de resina composta, que duram metade do tempo que os folheados de cerâmica.

Os folheados são aplicados em várias fases. Começa com a recolha de impressões a fim de criar folheados feitos à medida. O dentista irá então tornar os dentes ásperos para remover uma camada muito fina de esmalte. Depois as facetas são coladas ao esmalte dos dentes.

A instalação de facetas dentárias é geralmente indolor porque o seu médico usa frequentemente um anestésico local. Com folheados de cerâmica, pode esperar que durem até 10 anos antes de precisar de os mudar. Com folheados de resina, pode esperar que durem 5 anos.

Agora vamos falar sobre o orçamento. O branqueamento dentário num dentista é geralmente muito caro, especialmente porque não é coberto pela Segurança Social ou pelas suas companhias de seguros (ou muito raramente).

Você deve esperar pagar em média 800 euros por um branqueamento dentário com gel e bandejas em todos os seus dentes. Para um branqueamento interno de um dente, irá gastar 500 euros. Para um tratamento com ícones, os dentistas geralmente calculam o custo por mancha a ser removida com um mínimo de 300 euros. Finalmente, para a instalação de facetas dentárias, os preços variam entre 700 euros e 1200 euros por dente!

Se não quer gastar tanto dinheiro mas mesmo assim quer ficar com os dentes brancos de novo, recorra aos profissionais de beleza e vá a um instituto.

2. Branqueamento dentário num salão de beleza

O branqueamento dos dentes num salão de beleza é uma solução cada vez mais popular em França.

O branqueamento dentário cosmético utiliza géis branqueadores de dentes com peróxido de hidrogénio a 0,1%. Esta baixa concentração de peróxido garante aos clientes um tratamento seguro que é adequado para quase todos os tipos de dentes.

Ir a um instituto não o absolve de ter tido os seus dentes limpos nos 6 meses que antecedem o seu tratamento. Além disso, os seus dentes também devem ser saudáveis, sem cáries.

A técnica utilizada pelos institutos é a da sarjeta com a aplicação de gel. Depois de limpar os seus dentes, o gel é aplicado na bandeja universal fornecida. Então uma lâmpada branqueadora de dentes será usada para activar os efeitos do gel. O protocolo recomendado é a realização de 3 sessões de 20 minutos cada.

Após uma hora, os resultados serão visíveis. Deve-se notar que os resultados serão diferentes de um cliente para outro, dependendo da textura do seu esmalte. Mas será possível repetir o tratamento, dependendo do caso, para alcançar o efeito desejado.

Em termos de custo, a média para um tratamento de uma hora é de 79 euros, mas pode encontrar institutos que cobram preços mais elevados, superiores a 100 euros. Muitas vezes a razão dada é o uso de outra técnica, o branqueamento dos dentes americanos, que usa géis com uma dosagem mais elevada de cerca de 6%. No entanto, deve saber que estes géis são reservados para profissionais de saúde.

Se for a um instituto e, sob consulta, descobrir que os géis utilizados têm uma concentração muito elevada de peróxido (até 40%), fuja. Não brinque com a sua saúde, estes produtos são perigosos, por isso não sucumba à tentação de uma brancura incrível para os seus dentes porque isso irá danificar o seu esmalte de forma irreparável!

A última opção para branquear os seus dentes é decidir realizar um tratamento de branqueamento dentário em casa. Vamos explorar os métodos disponíveis.

3. Branqueamento dentário caseiro

Se quiser clarear os seus dentes em casa, tem muitas opções. No entanto, alguns produtos são mais um produto de manutenção após o branqueamento.

Aqui estão os diferentes tipos de soluções que lhe podem trazer satisfação.

3.1 Pasta de dentes branqueadora

Sejamos claros: as pastas de dentes branqueadoras não têm nada a ver com branqueamento dos dentes. O seu objectivo é limpar os dentes, poli-los, facilitar a remoção da placa bacteriana dos dentes e reduzir as manchas. Portanto, as pastas de dentes branqueadoras permitem-lhe fazer brilhar novamente os seus dentes.

Eles são muito úteis para manter os efeitos do branqueamento dentário.

Pode encontrar muitas pastas de dentes branqueadoras em supermercados, farmácias e drogarias. Na sua composição, têm elementos abrasivos tais como sílica ou carbonato de cálcio mas também elementos polidores tais como a perlite.

WHITECARE optou por oferecer espumas de limpeza e branqueamento que não estão na forma de pasta mas sim na forma de sprays para serem pulverizados na sua escova de dentes.

Cabe-lhe a si escolher o que melhor lhe convém para ter o efeito de branqueamento mais duradouro.

3.2 Remédios naturais

Existem muitos remédios da avó para alegrar os dentes.

Aqui está uma lista não exaustiva que podemos elaborar:

  • sumo de limão: O limão é um fruto cítrico que tem um poder abrasivo natural. A sua acidez permite uma acção sobre a tarte e sobre a redução da placa dentária. Não é recomendado o seu uso diário. Considere o uso de limão não mais do que duas vezes por semana.
  • bicarbonato de sódio: este é outro produto natural e ecológico que é usado em muitas circunstâncias (para absorver odores, para lavar, como limpador doméstico e também como “pasta de dentes” para branquear os dentes). Para a sua higiene oral, tem duas vantagens: limpa os dentes e também ajuda a lutar contra o mau hálito. Além de limpar os seus dentes, também tem um poder abrasivo que ajuda a manter os seus dentes brancos. O mesmo conselho que para o limão: use com moderação.
  • carvão vegetal para os dentes: Este produto tem propriedades semelhantes ao bicarbonato de sódio. O carvão activado é naturalmente muito absorvente, pelo que ajuda a combater a acidez, mas também a eliminar úlceras da boca e inflamação da gengiva. O carvão activado em pó também lhe dará um hálito fresco.

Poderíamos também mencionar o barro verde, vinagre de cidra, hortelã-pimenta ou óleos essenciais de canela para ajudar a restaurar ou manter os dentes brancos.

Todos estes remédios naturais devem ser usados com moderação para evitar danificar o seu esmalte.

3.3 tiras branqueadoras

As tiras branqueadoras dos dentes contêm muitas vezes agentes branqueadores tais como hidrogénio ou peróxido de carbamida. Podem também conter agentes naturais como o carvão activado. Quando aplicados diariamente durante vários dias seguidos, eles podem ajudá-lo a obter dentes mais brancos. O principal risco com as tiras branqueadoras é que você pode obter resultados desiguais, uma vez que nem sempre é fácil colar as tiras uniformemente em todos os dentes.

3.4 Canetas branqueadoras

As canetas branqueadoras são geralmente concebidas com base no mesmo princípio que as tiras branqueadoras. Usado como uma escova, você aplica uma camada de agente branqueador directamente nos seus dentes. Isto é principalmente para os dentes da frente, que são visíveis para todos. Eles dão um impulso aos seus dentes e são muito populares quando você está longe de casa. De facto, nada poderia ser mais fácil do que enfiá-los na sua mala de mão ou porta-luvas.

3.5 kits de branqueamento dos dentes

Por último, vamos falar sobre os kits de branqueamento dos dentes em casa, que são a versão mais avançada de branqueamento “faça-você-mesmo”. Existem inúmeras caixas vendidas na Internet ou em farmácias que lhe permitem clarear os seus dentes.

Algumas dicas a considerar antes de comprar um kit de branqueamento:

  • certifique-se de verificar a composição dos géis, que não deve exceder 0,1% de peróxido de hidrogénio;
  • pense em repetir os tratamentos para fazer uma verdadeira “cura” branqueadora. Portanto, um kit que inclui apenas uma seringa de 10 ml de gel é demasiado pequeno para garantir resultados. Em vez disso, opte por kits completos como os da WHITECARE, que oferece três seringas de 10 ml de gel em cada um dos seus modelos;
  • para que o gel seja eficaz, opte por kits que estão equipados com uma mini lâmpada LED;
  • a pequena vantagem: por vezes os seus dentes podem ser sensíveis após o tratamento. Se o seu kit inclui um gel remineralizante que irá fortalecer o seu esmalte e eliminar esta sensibilidade, você terá a certeza e a certeza de ter um tratamento “confortável”.

Para um kit completo de branqueamento dos dentes, espere pagar cerca de 40 euros.

Os principais métodos para o branqueamento permanente ou parcial dos seus dentes acabam de lhe ser apresentados. Dependendo dos seus desejos e do seu orçamento, pode escolher o que melhor lhe convier.