Quer fazer um tratamento de branqueamento dentário, mas ainda não decidiu onde o vai fazer?

Então, onde pode ter os seus dentes branqueados? Existem três opções: pode ter os seus dentes branqueados no seu dentista, pode ir a um salão de beleza ou pode ter os seus dentes branqueados em casa.

Para o ajudar a fazer a sua escolha, apresentaremos as diferentes abordagens, as técnicas utilizadas e o custo de cada solução, dependendo do local que escolher para que os seus dentes sejam branqueados.

1. Branqueamento dentário no dentista

Quando você pensa em ter os seus dentes branqueados, a primeira pessoa em quem pensa é no seu dentista. E você está certo! O dentista continua a ser um profissional de saúde que é capaz de assegurar a boa saúde da sua boca. Ele faz check-ups e avalia se você tem um problema oral. Por problema, entendemos naturalmente a presença de uma cavidade, por exemplo, mas também estamos a falar das suas gengivas. Algumas pessoas são de facto propensas a gengivite que precisa de ser tratada.

Uma visita anual de rotina ao dentista é fortemente recomendada para toda a população. Nesta ocasião, o dentista irá muito provavelmente realizar uma escalada.

Mas vamos falar mais especificamente sobre branqueamento dentário no dentista.

O seu dentista realizará um check-up e identificará a cor actual dos seus dentes. Se estiver em boa saúde oral, os seus dentes ainda podem estar descoloridos devido à dieta, ao fumo ou simplesmente ao envelhecimento.

O dentista poderá então aconselhá-lo sobre um tratamento de branqueamento dentário e a sua duração. Ele fará um diagnóstico personalizado que você não encontrará em nenhum outro lugar.

Muito frequentemente, o dentista decidirá realizar primeiro um tratamento à beira da cadeira. Isto significa que virá ao consultório do dentista para a primeira sessão de branqueamento. Ele irá seguir um protocolo que irá proteger as suas gengivas e permitir a aplicação de géis branqueadores feitos de peróxido de hidrogénio ou carbamida.
[produto ppgbo=”79″]
Como profissional de saúde, ele tem o direito de usar géis com doses mais elevadas do que aquelas livremente disponíveis no mercado. Assim, os géis com 6% de peróxido de hidrogénio ou 16% de peróxido de carbamida são favorecidos pelos dentistas. É possível ter géis com uma dose mais elevada durante este tratamento. A sessão pode durar entre 30 minutos e uma hora e o dentista usará um laser ou uma lâmpada branqueadora de dentes LED azul para acelerar o processo.

Uma vez terminado o tratamento à beira da cadeira, o seu dentista pode recomendar-lhe que continue o seu tratamento em casa. Neste caso, será feito um bocal feito à medida. Ele irá então prescrever géis com um teor máximo de peróxido de hidrogénio de 6%. Pode então seguir à letra o protocolo recomendado e praticar o branqueamento doméstico.

Em resumo, ter os seus dentes branqueados por um dentista permite-lhe :

  • assegurar a sua boa saúde oral;
  • fazer um diagnóstico personalizado do tratamento a ser realizado;
  • beneficiar da experiência de um profissional de saúde;
  • realizar tratamentos no escritório e depois em casa com géis contendo doses mais elevadas de peróxido de hidrogénio;
  • têm resultados controlados.

A duração da eficácia do branqueamento dentário no dentista é muito variável: uns dizem um ano quando outros lhe dizem que os efeitos podem ser visíveis por até 4 anos. A realidade depende de vários factores, incluindo a sua higiene oral e os seus hábitos alimentares.

2. Realizar um branqueamento dos dentes num salão de beleza

Para si, ter um sorriso brilhante é como ter um rosto: é um serviço cosmético e você confia na sua esteticista num salão de beleza.

Esta solução pode revelar-se uma excelente escolha, especialmente à medida que cada vez mais salões de beleza decidem oferecer este tratamento no seu catálogo aos seus clientes.

A técnica mais comummente utilizada é a aplicação de uma bandeja na qual o gel branqueador de dentes é aplicado pela primeira vez. Os géis branqueadores de dentes utilizados nos salões de beleza contêm 0,1% de peróxido de hidrogénio.

Deve-se notar que algumas pessoas praticam o branqueamento dos dentes americanos com géis contendo 6% de peróxido. Mas oficialmente estes géis só podem ser manuseados por profissionais de saúde. Quanto àqueles que praticam branqueamento dentário americano com doses ainda mais elevadas de géis, só há um conselho: fuja! Os riscos para os seus dentes e gengivas são reais e irreparáveis.

Num instituto, uma vez que o gel tenha sido aplicado, a sessão dura geralmente 20 minutos e é repetida duas vezes seguidas, ou seja, um tratamento completo com a duração de uma hora. Para acelerar a oxidação do agente branqueador, os salões de beleza estão equipados com lâmpadas branqueadoras profissionais LED azuis.

Os resultados de um tratamento de branqueamento dentário num salão de beleza podem ser resumidos como se segue:

  • você é atendido por profissionais de beleza que estão habituados a cuidar dos seus clientes;
  • os resultados obtidos são geralmente muito satisfatórios;
  • ter uma lâmpada branqueadora de dentes profissional é uma verdadeira vantagem na eficácia do tratamento;
  • é-lhe garantido o uso de géis que são seguros para a sua saúde, desde que o salão de beleza respeite os regulamentos;
  • beneficia de conselhos sobre como manter o seu clareamento;
  • a relação de confiança estabelecida permite-lhe agendar novas sessões de branqueamento dos dentes com uma frequência apropriada.

A duração de um tratamento de branqueamento dentário num salão de beleza depende dos mesmos critérios de higiene oral e consumo de alimentos corantes que para um tratamento de branqueamento dentário num consultório de dentista.

Os efeitos são normalmente contados em meses e você pode decidir voltar ao seu instituto uma vez por trimestre sem perigo para o seu esmalte.

3. Branqueamento dentário em casa

Pode não querer delegar o seu tratamento de branqueamento dos dentes. Não se preocupe, pode facilmente realizar branqueamento dos dentes em casa.

Você será mimado por escolha quando se trata de produtos branqueadores.

Se não quiser fazer muito esforço para branquear os seus dentes, pode comprar uma pasta de dentes branqueadora simples. Pode encontrá-los facilmente em supermercados, na Internet ou em farmácias. Basta escovar os seus dentes diariamente (de manhã e à noite) e pode esperar iluminar o seu sorriso. Sejamos modestos quanto aos resultados obtidos, eles não têm nada a ver com branqueamento dos dentes no dentista ou num salão de beleza.

Você também pode usar remédios naturais que têm sido usados há décadas, se não centenas de anos, pelos nossos antepassados. Sem elaborar uma lista exaustiva, podemos mencionar: bicarbonato de sódio, limão, óleos essenciais de árvore de chá ou hortelã-pimenta, barro verde ou mesmo carvão vegetal em pó para os dentes. Cada um destes produtos tem propriedades branqueadoras naturais. Contudo, eles não devem ser usados diariamente.

Passemos às tiras branqueadoras e às canetas branqueadoras. Colocamo-los na mesma categoria porque geralmente trabalham com o mesmo princípio. Eles contêm um agente branqueador (muitas vezes peróxido de hidrogénio) em pequenas quantidades. Ou o aplica colocando tiras nos seus dentes ou opta por espalhá-lo com a escova da caneta. Ambos estes produtos ajudam a manter a brancura dos seus dentes e são um complemento a um tratamento de branqueamento dentário anterior.

Finalmente, a abordagem mais bem sucedida para branquear os seus dentes em casa é a compra de um kit de branqueamento dos dentes. É melhor seleccionar um kit completo que inclui uma quantidade de géis branqueadores de dentes, uma bandeja de clip-on, uma mini lâmpada LED para activar o tratamento, bem como produtos de limpeza e um gel remineralizante se os seus dentes estiverem sensíveis após o tratamento. Estes kits oferecem-lhe para seguir um manual de instruções muito detalhado e fácil de usar. Além disso, a presença de uma carta de cores será uma vantagem para que você possa avaliar o número de tonalidades que ganhou.

Para concluir, aqui estão as vantagens do clareamento dos dentes em casa:

  • a variedade de produtos utilizados;
  • a tranquilidade dos cuidados domiciliários;
  • o custo modesto do tratamento, que continua a ser a solução menos dispendiosa em comparação com um instituto dentário ou cirurgia;
  • produtos fáceis de usar que são principalmente soluções para manter um branqueamento dentário, excepto, claro, os kits de branqueamento, que oferecem um tratamento completo.

Quanto à duração dos efeitos do clareamento, falaremos aqui apenas sobre os kits de clareamento dentário. Dependendo da textura do seu esmalte e do seu estilo de vida, um tratamento de branqueamento dental pode ser eficaz de algumas semanas a alguns meses.

Se lhe for perguntado “onde obter o branqueamento dos seus dentes”, terá agora a resposta a esta pergunta. Cabe-lhe a si decidir qual a solução branqueadora que mais lhe interessa.