O branqueamento dentário é normalmente praticado em França. Dependendo das técnicas e produtos utilizados, pode ser realizado em casa, num salão de beleza, num esteticista ou, claro, numa cirurgia dentária.

No mercado, é por vezes difícil saber como seleccionar os produtos mais adequados.

Optamos por explicar os principais branqueadores de dentes existentes para o ajudar a compreender melhor as suas acções e restrições.

1. Peróxido de Hidrogénio

Comecemos com o peróxido de hidrogénio, que é o agente branqueador mais conhecido.

É a base da maioria dos géis branqueadores de dentes. Para simplificar, o peróxido de hidrogénio é também chamado peróxido de hidrogénio na sua solução aquosa.

Tem propriedades oxidantes e anti-sépticas. A concentração de peróxido de hidrogénio nos géis branqueadores deve ser analisada com muito cuidado.

Embora este produto seja muito eficaz num tratamento branqueador de dentes, a sua utilização está de facto regulamentada.

Géis com um teor de peróxido de hidrogénio não superior a 0,1% estão disponíveis sobre o balcão. Eles são seguros e eficazes em casa ou em tratamentos de branqueamento dentário de salão.

Acima desta dosagem, eles são utilizados por profissionais de saúde. Por exemplo, se visitar o seu dentista, ele ou ela pode oferecer-lhe dentisteria cosmética com géis que podem conter 6% de peróxido de hidrogénio. Até esta dosagem, o dentista pode então prescrever mais tratamentos ambulatórios para o doente. Se o paciente seguir o protocolo indicado pelo médico, ele ou ela pode então realizar o branqueamento dentário em casa com um gel de 6%.

Para além desta dosagem, não é permitida nenhuma prescrição para um indivíduo. Apenas os dentistas estão autorizados a manusear géis de alta dose.

Este último ponto é muito importante: o peróxido de hidrogénio é seguro desde que seja utilizada a dosagem correcta. Géis com uma concentração de peróxido de mais de 6% podem causar inflamação, queimaduras gengivais e danos irreversíveis nos seus dentes (dentes partidos, rachados, etc.). O dano é irreversível. Por conseguinte, é necessária vigilância e desaconselhamos vivamente a compra de géis que não estejam em conformidade com os regulamentos em websites estrangeiros.

2. Peróxido de carbamida

O peróxido de carbamida é o agente branqueador utilizado pelos dentistas, mas também é amplamente utilizado no branqueamento dentário americano. Em termos simples, o peróxido de carbamida contém 1/3 de peróxido de hidrogénio. Esta relação facilita o cálculo do teor de peróxido de hidrogénio de um gel.

Um produto que contém 30% de peróxido de carbamida é na realidade 10% de peróxido de hidrogénio.

Este gel está sujeito às mesmas regras de acordo com as directivas europeias. Portanto, apenas géis contendo 16% de peróxido de carbamida (6% de hidrogénio) ainda podem ser prescritos por um profissional de saúde para o branqueamento doméstico.

A maior diferença entre carbamida e hidrogénio é o tempo de decomposição do produto. O peróxido de carbamida fornece o seu poder branqueador durante um período mais longo do que o hidrogénio.

De acordo com estudos, o hidrogénio liberta a maior parte do seu poder branqueador dentro de 30 a 60 minutos. O peróxido de carbamida, por outro lado, liberta metade do seu poder branqueador nas primeiras duas horas e o resto nas 6 horas seguintes.

Tanto o hidrogénio como a carbamida proporcionam excelentes resultados no clareamento do seu sorriso.

3. Ácido ftalimidoperoxicaproíco

Este produto, também conhecido como PAP, pode ser considerado um novo agente branqueador no mercado do branqueamento dentário. Este produto não liberta peróxido de hidrogénio. Este gel contém um agente branqueador activo que branqueia as moléculas descoloradas dentro do seu dente. Ainda há poucos estudos sobre este produto, mas parece ser eficaz.

Como não contém peróxido, não é abrangido pela legislação europeia que regula as concentrações de géis branqueadores de dentes.

4. Pasta de dentes branqueadora

As pastas de dentes branqueadoras destinam-se a manter os seus dentes branqueadores ou simplesmente a refrescar o seu sorriso.

Existem vários componentes diferentes em pastas de dentes branqueadoras.

Muito frequentemente, os fabricantes usam bicarbonato de sódio, o que ajuda a limpar completamente os dentes e a reduzir as manchas.

Mas também pode encontrar os chamados pigmentos vermelhos e azuis. O objectivo é acentuar a brancura dos dentes, mas sim num efeito de trompe-l’oeil.

Pode usar estas pastas de dentes diariamente porque a sua composição é segura. A abrasividade dos componentes é muito baixa.

5. Carvão vegetal para os dentes

O carvão activado é produzido a partir de matéria vegetal orgânica. A sua origem natural confere-lhe um forte poder de absorção. Apresentado como pó preto, o carvão vegetal ajuda a tratar úlceras da boca ou gengivas inflamadas ou inchadas. Ajuda a lutar contra o tártaro e certas doenças periodontais. Tem a vantagem de penetrar no interior do dente para melhor visar as manchas, a fim de eliminá-las rapidamente.

O carvão em pó não tem de ser usado diariamente, mas recomenda-se a aplicação uma ou duas vezes por semana. É um bom produto para branqueamento dentário caseiro.

6. Remédios naturais

Existem outros produtos que têm naturalmente propriedades branqueadoras.

Já mencionámos o bicarbonato de sódio, que está presente nas pastas de dentes branqueadoras. Mas é um remédio caseiro para branquear os dentes por si só. O seu composto químico é um muito bom abrasivo. Por conseguinte, ajuda a remover as manchas recentes. No entanto, não deve ser usado frequentemente, pois pode tornar os seus dentes mais sensíveis e eventualmente danificar o seu esmalte.

Passemos ao limão, que é bem conhecido por dar um brilho imediato aos seus dentes. Algumas pessoas usam uma cunha de limão esfregada directamente nos seus dentes. Outros preferem fazer sumo de limão e combiná-lo com bicarbonato de sódio. Mergulhe a sua escova de dentes nesta mistura e escove os seus dentes com ela. Mas o limão é um citrino, por isso tem uma acidez elevada. Para evitar danificar o seu esmalte, é aconselhável usá-lo no máximo uma vez por semana.

Também podemos mencionar óleos essenciais, tais como o óleo de árvore de chá. Este óleo tem muitas propriedades, incluindo limpar a boca e ajudar a branquear os dentes.

No mesmo registo que o óleo de árvore de chá, podemos mencionar o óleo de coco que pode ser usado como colutório ou óleo essencial de hortelã-pimenta.

Se adicionarmos sal marinho grosso, barro verde ou vinagre de cidra, elaborará uma longa lista de remédios naturais que são a priori fornecidos com benefícios de branqueamento. Tudo deve ser usado com cautela e não numa base regular.